segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Velha do 221


Tarde de sábado... outono...as crianças passeando com o pai... olho para a sacada, o vento parece suave... casa limpa, tudo tranqüilo... Enfim estou sozinha e posso ler o livro que comprei há quinze dias e não tive tempo de ler! Parece tão incrível conseguir isso depois de tanto tempo, dá até uma certa ansiedade. Mas enfim, vamos ao que interessa. Começo a ler o primeiro capítulo, quando toca a campainha... Ora! Quem pode ser?!


-Oi?!

-Olá, diz uma senhora de uns 85 anos que está à porta -Por favor, será que poderia abaixar o volume, meu senhor está um tanto debilitado e precisa de repouso.

-Mas senhora, não há nenhum som por aqui! -Essa agora! Estou aqui, feliz por tanto silêncio...

-Tudo bem, se não quer abaixar... Diz ela já saindo.

-Mas senhora, não há barulho aqui!... Ah, deixa pra lá. Fecho a porta e volto a ler o livro no sofá.

-Trim trim! -O interfone, ah, o que é agora?!

-Alô?!

-Oi, é do 217?

-É sim!

-Eu sou o síndico, recebi uma reclamação, será que a senhora poderia abaixar o volume de seu aparelho, por favor?

-Mas não tem nenhum som aqui em casa, eu estou tentando ler um livro!

-Desculpe, mas a senhora do 221 ligou aqui e disse que seu marido está doente...

-Sim, ela veio aqui, mas não tem nenhum barulho!

-Bem, então me desculpe!...- desliga.

-Ora, mas que coisa!

Novamente, volto a tentar ler o livro, mas a luz se apaga! Vou até o interruptor e percebo que a energia acabou! -Que estranho, é difícil isso acontecer aqui no condomínio... deve ter queimado um fusível!

O apartamento não é muito iluminado, mesmo de dia. Fico pensando como lerei meu livro, quando... -Ah, não acredito a campainha outra vez!

-Oi, atendo já sem paciência.

-Meu Deus, como você consegue ouvir esse barulho sem energia?

-Quer dizer que foi a senhora?!

-Eu mexi em alguns fusíveis, mas... O seu rádio é à pilha?

Ah, essa é demais! Fico tão nervosa que fecho a porta na cara dela! Pego o livro e vou para a sacada, lá eu tenho a luz do dia. De repente, ouço uma voz vindo de cima...

-Meu Deus, por favor abaixe o som! -É a “bendita” senhora do 221 outra vez!

-Meu Deus, digo eu, eu já disse que não tem som aqui!

-Ficamos discutindo por um bom tempo. Ela pedindo que eu abaixasse o som, eu dizendo que esse não existia. Até que... a senhora desaparece, assim sem dizer nada... Volto a ler mas já está escurecendo... Já sem esperanças, vejo a luz se acender!

-Ding-dong! -Já estou traumatizada com esse som...

-Oi, é ela de novo! -Só vim agradecer por ter abaixado o volume, desculpe o incomodo, e vai embora!

- “Incomodo”, imagina...velha doida! Pelo menos posso finalmente ler meu livro. Sento no sofá e em seguida ouço barulho de chave na porta.

-Oi, amor!

-Oi, mãe!

-Oi, mãe! - São as crianças chegando do parque...alegres...saltitantes... com fome!... Jogo o livro no sofá e vou brincar com eles!



Nenhum comentário: